sexta-feira, 16 de março de 2012

Regras básicas para o ganho de massa muscular!


Ganhar massa muscular não é fácil, requer muita dedicação. Você não ganha massa muscular do nada, tem algumas coisas que são necessárias para que isso aconteça!

1. O Peso utilizado no treino

Para quem quer aumentar o ganho de massa muscular, é aconselhável treinar com pesos pesados. Entende-se por pesado, um peso que seja desafiador para si. Um indivíduo que treina para se manter normalmente trabalha com um peso que possa levantar cerca de 12-20 repetições. Mas que treina para ganho de massa, isto são pesos muito leves. Usando um peso adequado, você só deve ser capaz de fazer 8-13 rep. É isso aí! Usando pesos pesados e poucas repetições coloca os músculos e o sistema nervoso sob estresse muito mais do que utilizar de pesos leves. Este stress faz com que o envolvimento e estimulação de mais fibras musculares, o que irá provocar um ganho de massa muscular.

Para obter um treino muscular eficaz, você deve estimular as fibras musculares o máximo possível, exercícios com pesos livres ajudam nessa parte! Pois assim você utiliza tanto o músculo sinergista quanto o antagonista, já utilizando maquinas elas “facilitam” um pouco o trabalho para você. 

2. Coma mais calorias

O mais importante é que precisa comer para ganhar massa muscular. Precisa comer como nunca comeu antes. Se não está comendo calorias suficientes, nunca vai ganhar peso, não importa o que faça. A fim de construir novos músculos, precisa comer mais calorias do que seu corpo queima, criando o que é chamado um excesso calórico. Para ganhar massa, deve se esforçar para comer em torno de 18-20 vezes o seu peso corporal em calorias. As calorias a mais será utilizado pelo seu corpo para reparar o tecido muscular danificado durante os treinos pesados, e construir novos músculos.

Todas as calorias não são criadas da mesma forma. Em outras palavras, alguns tipos de calorias não são iguais aos outros para ganho de massa muscular. Por exemplo, se precisa comer 2.000 calorias por dia para ganhar massa, e você come 4 sacos de batatas fritas todos os dias, acha que poderia ganhar massa muscular? Não é provável. A maioria de seu peso seria de gordura. Por quê? Estes alimentos não fornecem uma correta nutrição para ganhar músculos.

3. Comer carboidratos
Carboidratos servem principalmente como energia para o corpo, enquanto a proteína fornece os aminoácidos necessários para construir e reparar músculos. Para o crescimento muscular, carboidratos não são tão essenciais como proteínas e gorduras.

3. Coma mais proteína e tome Whey protein

Sem proteínas, seu corpo não será capaz de construir novos músculos. Alguns anos atrás o que os fisiculturistas profissionais e formadores recomendavam era um maior consumo de carboidratos e um baixo teor de gordura na dieta. Eles alegaram que esta era a única forma de comer para ganho de massa muscular. Infelizmente, as únicas pessoas a ganhar músculo foram poucos, pois só evoluíram os que já eram geneticamente dotados.

Proteína de qualidade elevada, que o corpo se decompõe em aminoácidos, deve ser o ponto central de todas as suas refeições. Há muitos estudos que mostram que o exercício intenso aumenta a demanda por aminoácidos, que apoiam a reparação muscular. Para ganhar massa muscular, você deve tentar consumir pelo menos 1g de proteína por quilo de peso corporal.

O whey protein proporciona um fluxo rápido de aminoácidos para o tecido muscular antes, durante e imediatamente após o treinamento de resistência e isso promove o crescimento muscular máximo. Fontes de todo o alimento de proteína, como peito de frango, ovos, peixe e carne não serão digeridos tao rápido o suficiente para ser benéfico durante esses momentos críticos.
Quer você acredite ou não, o fato é: dietas ricas em proteínas, constroem mais músculo quando incorporados com o treino intenso. Dietas de baixa proteína, não. 


5. Comer mais vezes

Para ganhar peso, você vai comer uma grande quantidade de calorias. Infelizmente, o seu corpo só pode assimilar um determinado número de calorias em cada refeição. Para nossos propósitos, comer três refeições por dia não é benéfico. Se você tivesse que comer 3.000 calorias por dia, então acabava comendo 1.000 calorias em cada refeição. Uma pessoa em média pode usar apenas uma parte dessas calorias. O excedente será armazenado como gordura ou removidos do corpo.

Para permitir que seu corpo realmente assimile e utilize a 3.000 calorias que você ingere, você tem que reduzir o tamanho da refeição e aumentar a sua frequência das refeições. Dividindo suas calorias em parcelas menores, mais freqüentes permitirá a absorção do alimento ea utilização dos nutrientes. Pode comer seis refeições por dia, espaçadas em intervalos de três horas.

O objectivo é oferecer ao corpo com a alimentação constante durante todo o dia. Isso porque o corpo está em constante necessidade de nutrientes. Durante os treinos são efectuados danos devido ao stress no sistema. O corpo está a tentar “se adaptar ao estresse”, mas para fazer isso, ele precisa do combustível.

Se comer apenas três refeições por dia, então o seu corpo estaria sem nutrientes durante seis horas entre cada uma dessas refeições! Sem alimento, seu corpo vai rapidamente começar a desagregação do tecido muscular para obter energia.

6. Comer mais gordura

Se quer aumentar o ganho de massa massa muscular, a sua dieta deve conter gordura suficiente. As gorduras desempenham um papel essencial na produção hormonal, que por sua vez é responsável pelo aumento do crescimento e força. Dificilmente se ganha massa muscular, com uma dieta baixa em gordura. OBS: a gordura que deve ser consumida é a Saturada e a insaturada, que é a gordura animal e vegetal, ácidos graxos essenciais. NADA de gordura Trans (gordura fabricada pelo homem) que causam doenças e problemas coronários!!

Uma dieta baixa em gordura também tem níveis mais baixos de testosterona, algo que você não quer quando está a tentar ganhar peso. Estudos têm demonstrado que a gordura dietética tem uma relação direta com a produção de testosterona. Um aumento na ingestão de gordura dietética parece levar a um aumento nos níveis de testosterona. O inverso também é verdadeiro. A diminuição na ingestão de gorduras é geralmente acompanhada por uma diminuição no níveis de testosterona livre.

7. Beber mais água

Para se certificar de que seus músculos se mantêm hidratados, deve beber muita água. A desidratação pode acontecer facilmente se você treinar duro. Um músculo desidratado, leva mais tempo para se reparar do que se estiver suficientemente hidratado.

Beber uma quantidade suficiente de água, não só aumenta a sua vascularização (veias mais visíveis), mas que também irá ajudar a remover rapidamente as toxinas do corpo. Proteína gera resíduos metabólicos que deve ser dissolvido em água. Sem água suficiente, os rins não podem eficientemente remover esses resíduos.

8. Tome uma multi-vitamina

Se quer ganhar massa muscular, deve fazer análises e certificar-se que não tem necessidade de nenhumas vitaminas, minerais ou oligoelementos. Se tiver, deve os consumir!

O nosso corpo já tem de lidar com o stress do dia a dia da vida cotidiana, e tem também de combater os nutrientes esgotados durante o exercício físico. A comida de hoje é, na sua maior parte, sem valor nutricional. Não fornece ao corpo vitaminas e minerais que existia nos alimentos de à 100 anos atrás. Em vez disso, agora temos de ingerir, refeições sem fibras, legumes, cultivado em solo estéril, carregado com agrotóxicos.

Como é que se consegue uma alimentação saudável com isto?
Muitos fabricantes de vitaminas tentam colocar “tudo” no seu produto, mas não é necessário. No mínimo, o multi-vitamínico deve conter o DDR (dose diária recomendada) de vitaminas A, complexo B, C, D, E, K e os minerais cálcio, magnésio, zinco, iodo, selênio, e possivelmente de ferro (para as mulheres ). Os homens devem encontrar um multi-vitamínico, sem ferro. Você costuma ter ferro suficiente nos seus alimento. O ferro extra é necessária somente para mulheres menstruadas.

Deve também conter outros nutrientes essenciais como a biotina, cromo, cobre, manganês, molibdênio e ácido pantotênico.

Existem algumas vitaminas e minerais que devem ser tomados separadamente. A vitamina E, vitamina C, ácido fólico e cálcio devem ser tomados em doses mais elevadas. Muitos defensores de multi-vitaminas dizem que muitas vitaminas em conjunto faz com aja interacções negativas, porque elas competem entre si para a absorção. Por exemplo: o magnésio, zinco e cálcio competem pela absorção de cobre e zinco também competem para serem absorvidos.

Mas se pensar nisso por um minuto. Não é diferente de comer alimentos diferentes ao mesmo tempo, como a maioria das pessoas faz. As vitaminas e minerais nos alimentos podem competir também. A competição é esperada e o corpo é projetado para lidar com isso.

9. Consuma antioxidantes
Um antioxidante, como vitaminas A, C, E, glutationa, glutamina e selênio são essenciais na prevenção de danos causados pelos radicais livres, que é acelerado após o trauma devido ao treino pesado de musculação. Os antioxidantes protegem outras substâncias.

10. Descansar 

O descanso é o mais negligenciado “segredo”. Se não descansa, não vai crescer. Simples como isso. O corpo não ganha massa muscular na academia, ganha massa muscular quando está descansando!
A chave para o sucesso de ganhar peso é ingerir calorias suficientes, treinando duro e depois descansar. Sem ajustes esta dieta irá compensar a falta de descanso. Se treinar durona academia, então deve descansar os seus músculos tanto quanto possível. Se não lhes der tempo para descansar e reparar, não vai crescer.

~*~

Tentei colocar um vídeo de motivação para quem treina, mais naão deu certo!!
Então ai vai o link:  http://www.youtube.com/watch?v=KmFEo3GdDLw
;) 


34 comentários:

  1. Adorei as dicas, essa do multivitamicO e do antioxidante eu não conhecia. ADOREI
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. gostei das dicas..vou tentar nessa minha correria do dia a dia...
    valeu...
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. Paty, cadê você? Não abandona o blog não!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir
  5. utilizando todas essas dicas e malhando cada musculo 1 vez por semana por exemplo:segunda:peito,ombro frontal e coxa. terça: costas,ombro posterior e panturrilha.. quarta: descanso ou aeróbicos. quinta: bíceps,tríceps e antebraço. sexta: trapezio e ombro posterior.. porque malhar triceps biceps so uma vez na semana? porque malhando peito voce ja estara trabalhando o triceps, malhando costas voce estara malhando o biceps, etc... da pra ter um bom resultado.

    ResponderExcluir
  6. olá!me chamo caroline tenho 19 anos, peso 46 kilos e nunca consigo sai desse peso. faço musculação a 2 meses e ainda ñ vi resultado, tomo wey protein e creatina. queria dicas de como elaborar uma dieta para ganho de massa muscular e se esses suplementos podem ser tomados juntos e como tomar. desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ola moça
    Pergunta: faço academia musculação no horario do meio dia - de 45 min a uma hora - e depois almoço - frango grelhado, carne, salada, azeite de oliva, marcarao, bastante salada e bastante leite de oliva e feijao - deixar as vezes arroz de fora - tomo um açai e outros sucos - a partir das 17 horas vou de bike para aula, lá, chego - aula e depois da aula, natação - 1500 metros por ai - volto de bike (21 km) para ir e voltar e tento correr uns cinco km por ai...depois disso tomo um whein - chegando em casa a noite...
    O que me falta - comer durante este intervalo de tempo - frutas, barra de cereais, pão, ja que no horario das 07:30 até 12 trabalho e das 13:30 as 18 tb...nesse intervalo o que consumir? e quando vou de bike para aula, bom consumir o whei durante a pedalada? tens alguma dica para mim...
    Grato
    Jeferson - vejo sua resposta por aqui, ok..
    SUcesso

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas!!!
    principalmente porque sou iniciante
    to aprendendo aos poucos mais ja peguei
    o jeito
    bjão

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica mas o videao é sensacional. Coloca mais videos!!! :-) OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas muito bom, agora vou comer menos nas alimentaçoens mais comer mais durante o dia, maravilha !!! :)

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, estou iniciando na academia, a fim de ganhar massa.
    Estas dicas foram de grande valor para mim.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, embora já tenha visto em vários lugares pela internet.

    E a autora é linda!

    http://marombaesperto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi tenho 21 anos 1.64 cm estou na academia e quero ganhar massa muscular tenho 51 kilos vcs podem min ajudar

    ResponderExcluir
  14. adorei as dicas vou investir........sonho com o corpo dos sonhos kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. achei muito esquisito esse negocio de " precisa comer como nunca comeu antes"... kkkkkk kero fikar em forma, mas ñ de uma bola!!! brincadeira!!!! gostei do post!!! excelente!!!

    ResponderExcluir
  16. massa agora e colocar em pratica e esperar pelos resultados..vlw ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião para ganhar massa muscular a alimentação é a coisa mais importante. Tem muita gente que sente muita dificuldade para ganhar músculo porque eles tem uma alimentação errada. Para ter bons resultados é preciso saber o que comer, o que beber, e saber o que ingerir antes e depois do treinamento também é muito muito importante. Eu estou conseguindo ganhar massa muscular, e eu agradeço aos ensinamentos da Dra Giovana Guido (Nutricionista Esportiva) que eu aprendi através do site dela. Recomendo que visitem em: http://bit.ly/16v3wWt »»» Espero que sigam os conselhos dela e que tal como eu consigam excelentes resultados.

    ResponderExcluir
  18. é sempre bom lembrar que o treino é feito em 3 partes: Academia, cozinha e cama

    ResponderExcluir
  19. alimentaçao conta muito, gosetei das dicas o/

    ResponderExcluir
  20. Apresenta ideias coerentes em relação ao processo de ganho de massa muscular, mas aparentemente este artigo foi copiado de uma fonte portuguesa (percebe-se através de verbos e pronomes).

    ResponderExcluir
  21. São muitas as pessoas que não comem de forma correcta, uma alimentação saudável é tão importante como o nosso treino. A nossa dieta deve ser variada e equilibrada se possível sempre com alimentos frescos. É fundamental quem faz musculação fazer uma alimentação personalizada, é importante dar ao nosso organismo os nutrientes necessários para a recuperação e desenvolvimento da massa muscular com saúde.

    ResponderExcluir
  22. Olá quem tem lupus pode tomar suplemento ?whey protein
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Muito bom gostei!
    Seguindo
    http://encontrandoocorpoperfeito.blogspot.com/?view=timeslide#!/p/quem-sou.html

    ResponderExcluir
  24. Pessoal o négocio é o seguinte comam ovos inteiros 7 por dia, frangos e brócolis em quantidades razoáveis para o seu treino, treine insanamente 50 minutos por dia divididos músculos durante 6 dias na semana, bebam 3 litros de agua, o mais importante antes da alimentação treino descanso e suplementos é a agua, cuidado com o suplemento whey protein da marca x pharma e solaris são farinha de trigo puro!

    ResponderExcluir
  25. http://musculosnaturais.blogspot.com.br/ achei esse blog, dar pra ficar grande sem precisar tomar nada

    ResponderExcluir
  26. Tem muita gente que não percebe, mas a agua é de muita importancia MESMO!

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho dois meses de academia e ja ganhei 5 kilo . Quero mais 15 kkkkkk e defini a barriga e

    ResponderExcluir
  28. E bebo muita agua quando estou na academia . Pensei que nao era muito bom . Mais e o ideal

    ResponderExcluir
  29. Como que os trabalhadores braçais trabalham todo dia e ganham músculos?

    ResponderExcluir
  30. posso malhar? tenho 14 anos e peso 40 kg

    ResponderExcluir
  31. Tenho 15 anos, 1,77 de altura e 61 kg posso malhar?

    ResponderExcluir